Araponga

(Procnia nudicollis)

A araponga integra a família Cotingidae e é reconhecida como a espécie que possui um dos cantos mais potentes do mundo, pode ser ouvido a longas distâncias. Uma curiosidade é que apenas o macho vocaliza.

Assim como muitos animais é possível reconhecer facilmente jovens, fêmeas e machos. Os jovens contam com penas verdes no corpo e pretas na cabeça, já as fêmeas apresentam penas verdes, enquanto os machos são brancos com a parte da cabeça verde.

Crédito: JR Pireni

about-img

Crédito: JR Pireni

Como a digestão da araponga potencializa a germinação das sementes, a espécie realiza um importante serviço ecossistêmico: a dispersão de sementes, essencial para a conservação do próprio habitat.

A araponga ocorre na Mata Atlântica desde Pernambuco até o Rio Grande do Sul, incluindo o sul de Mato Grosso do Sul e regiões da Argentina e Paraguai. Na região do Pontal do Paranapanema, uma das áreas onde o IPÊ atua, o canto da araponga já foi registrado no Parque Estadual Morro do Diabo, na Estação Ecológica Mico-leão-preto e em fragmentos menores conservados.


*áudio do projeto “Desenvolvimento de Procedimentos Simplificados para a Valoração Econômico monetária de Serviços Ecossistêmicos e valoração não monetária de Serviços Ecossistêmicos Culturais Associados à Restauração Florestal”. Saiba mais.