O Udu-de-coroa-azul (nome científico: Momotus momota) também conhecido como juruva pode medir entre 41 e 46 centímetros de comprimento e pesar 145 gramas.
A espécie que pertence à família Momotidae ocorre desde o norte da América do Sul até o norte da Argentina. No Brasil, pode ser encontrado nas regiões Norte, Centro Oeste, além do Oeste e do Norte do estado de São Paulo. Vive em florestas tropicais, cerrado, matas ciliares e matas secas, além de áreas urbanas.
Crédito: Maria Halina Ogrzewalska
Crédito: JR Pireni
São aves coloridas, com destaque para as penas iridescentes (que remetem às cores do arco-íris) e as penas centrais da cauda alongadas terminando em forma de raquete.
A dieta do udu-de-coroa-azul é ampla, incluindo frutos, insetos e pequenos vertebrados que captura no chão. O canto lembra o de uma coruja. Quando outro udu responde o canto é acelerado.
*áudio do projeto “Desenvolvimento de Procedimentos Simplificados para a Valoração Econômico monetária de Serviços Ecossistêmicos e valoração não monetária de Serviços Ecossistêmicos Culturais Associados à Restauração Florestal”. Saiba mais.